E você, como começou a programar?

Programador

Eu trabalhava como instrutor em uma escola de informática. Um belo dia instalaram um tal de Linux lá. Eu fiquei um tanto apavorado, não sabia que havia vida fora do planeta Microsoft. Fiquei literalmente fascinado por aquele novo universo!

Fucei, futriquei, mexi e remexi naquele treco.

Encontrei um cd de um tal de Slackware em uma banca de revistas. E após algum tempo lendo howtos em inglês e finalmente ter conseguido criar os dois disquetes, consegui instalar o sistema. Não posso descrever a emoção de ficar selecionando os pacotes e tentando entendê-los.

Um dos documentos que li foi de um tal Eric Steven Raymond. E lembro que nesta época eu pensava: “quando souber programar com C serei ‘o cara'”. Acho que aconteceu o mesmo quando comecei a tocar guitarra, achava que quando tocasse Sweet child o’mine seria ‘o cara’. Passados muitos anos, ainda não sou o cara, nem com programação e nem na guitarra, e olha que já toquei a música e já escrevi algumas coisas com c.

Mas enfim, o que me inspirou? Dois textos me ajudaram muito tanto pessoal quanto profissionalmente. E principalmente para decidir que queria mesmo era escrever código, contribuir e aprimorar a arte.

O primeiro foi HowTo Become a Hacker (você pode encontrar uma tradução aqui). Recomendo fortemente a leitura deste documento. Ele explica de maneira bem simples o funcionamento dos eco-sistemas de software livre, e principalmente explica um caminho amigável para desenvolver good skils na arte de programar.

Não vou me aprofundar no assunto, acreditarei que você lerá estas referências.

E o segundo texto que literalmente mudou a forma como vejo programação foi o texto do Peter Norvig (expert em IA e um dos ‘ninjas’ do google): Teach yourself programming in ten years (uma tradução pode ser encontrada aqui).

Se você leu os textos eu não precisarei dizer mais nada. No entanto, gostaria de acrescentar que o Coding Dojo é uma ferramenta valiosa no aprimoramento da arte também.

Um último link que achei bastante válido: cursos gratuitos de programação. Já ouvir falar do ShowMeDo?! Dá uma olhada então.

E você, como começou a programar?

 

 

 

Deixe um comentário

